Após 20 anos de vendas pela internet, a Amazon, a maior empresa de varejo online do mundo, acaba de abrir, em 03/11/2015, sua primeira loja física do planeta, que funcionará todos os dias da semana, exceto em 2 feriados. Com capacidade para aproximadamente 5 mil exemplares e opção de test drive dos dispositivos eletrônicos da marca, por enquanto não serão oferecidos blu-rays, DVDs ou CDs.
"Localizada em Seattle, cidade-sede da empresa, a Amazon Books terá em estoque um número relativamente pequeno de títulos - o que a torna um pouco parecida com as milhares de livrarias que fecharam as portas nos últimos anos, nos EUA e no Reino Unido.
A inauguração surge após uma dramática desaceleração no crescimento dos e-books, o que reduz a capacidade da Amazon de elevar sua participação no mercado de livros.
‘O
montante investido aqui é nada, no contexto deles’, diz Mike Shatzkin,
consultor editorial, sobre a nova empreitada de comércio de livros da
companhia. ‘Acho que aquilo que realmente importa para eles é o aprendizado.’
As
livrarias tradicionais enfrentam dificuldades para combater o alcance, os
baixos preços e as entregas baratas da Amazon. Mas retiveram duas fortes
vantagens: as compras por impulso e a oportunidade que oferecem ao potencial
comprador de folhear um livro.
‘Adoro folhear livros em livrarias independentes’, disse Jeff Bezos, fundador e presidente-executivo da Amazon, ao jornal ‘The Guardian’ em 2001. ‘Mas, mesmo nessas lojas, não há personalização instantânea para atrair o interesse do leitor, e nossa loja é capaz disso.’
A
Amazon Books selecionará os títulos que vende em lojas físicas com base nas
avaliações do consumidor e nos dados de vendas. O preço será o mesmo da
Amazon.com. [Só estarão disponíveis os títulos com cotação a partir de 4 de um
total de 5 estrelas.]
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Elaine Thompson/Associated Press |
‘Esperamos que essa não venha a ser a única loja’, disse Jennifer Cast, vice-presidente da Amazon Books, ao ‘Seattle Times’.
Ela não
detalhou a estratégia da nova livraria, localizada em um shopping center.
Mas a
transição para o varejo físico pode também ter um lado negativo para o grupo de
varejo na internet. ‘Parte da magia da Amazon é que eles muitas vezes recebem
[dos consumidores] pelos livros antes que precisem pagar [aos fornecedores]. No
varejo físico, o caso é o oposto’, afirmou Shatzkin.” (reportagem extraída do
site www.folha.uol.com.br,
disponibilizada em 04/11/2015, a partir do original publicado no Financial
Times)
Aqui você pode ler a notícia divulgada pelo
próprio site da Amazon, redigida em inglês, com a possibilidade de tradução
pelo Google Chrome (extrema direita do navegador)
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