blogs e sites relevantes


postado em 25/09/2015


Vale a pena ver na web

Ao longo dos anos, descobri vários blogs e sites bastante úteis e agradáveis de visitar regularmente. Acrescento sempre aos meus favoritos no navegador da web, para facilitar o acesso, e agora resolvi compartilhar com os demais cinéfilos e colecionadores essas preciosidades.

Neste post, não pretendo indicar os sites de lojas nacionais ou estrangeiras, distribuidoras de filmes de cinema ou blu-rays ou DVDs, nem de lojas, distribuidoras ou compositores de trilhas sonoras, uma vez que a minha intenção é fazer postagens específicas sobre esses temas. Aliás, o post em que apresento várias sugestões de lojas nacionais de venda de blu-rays e DVDs já está disponível neste blog. Basta acessar a página “sugestões de lojas online”.

As minhas indicações estão descritas abaixo e, se você tiver alguma sugestão, fique à vontade para enviar uma mensagem nesse sentido, que terei o maior prazer em incluir o blog ou site na lista.


www.blu-ray.com: talvez o site mais completo do mundo sobre os filmes já lançados em blu-ray ou DVD em mais de 40 países. Traz detalhes, geralmente confiáveis e sempre atualizados, sobre a data de lançamento, legenda, áudio, extras, quantidade de discos, área/região, futuros lançamentos etc. Em regra, disponibiliza a capa em tamanho razoável, inclusive do verso, facilitando a conferência dos dados transcritos. Uma forma de minimizar a eventual dificuldade em entender o texto em inglês é utilizar a ferramenta de tradução do Google.


www.blogdojotace.com.br: blog nacional dos mais completos sobre os lançamentos nacionais e estrangeiros em blu-ray e DVD. Sempre antenado nas promoções das principais lojas online, brasileiras ou não. Disponibiliza várias dicas a respeito de compras de produtos do exterior, vídeos personalizados sobre determinados blu-rays ou DVDs, comparações entre versões de um mesmo produto, fóruns diversos etc.


www.imdb.com: site norte-americano mais completo do mundo no que se refere à indicação dos títulos dos filmes já lançados ou em produção ao redor do planeta, assim como em relação aos dados vinculados a  cada título: nome recebido em cada país, cartaz, elenco e equipe técnica (dentre os quais, o diretor e compositor da trilha sonora), datas de lançamentos ao redor do globo, trailer, resenhas de voluntários de várias partes do mundo, detalhes sobre o conteúdo em áudio e  vídeo (cenas mais polêmicas etc.), classificação etária em cada país, custo da produção, muitas fotos dos artistas dentro e fora de cena. Além disso, apresenta informações sobre festivais e prêmios, bastidores das produções em andamento etc. Pertencente à gigante companhia Amazon, é um verdadeiro guia de filmes cinematográficos e séries de TV, com informações normalmente confiáveis e muito úteis. Redigido em inglês, embora seja possível efetuar a busca de filmes por título também na língua nativa de cada pesquisador.


www.netflix.com.br: uma verdadeira videoteca, com milhares de títulos dublados ou legendados em português, muitos deles em HD. Uma ótima alternativa aos canais de TV por assinatura, a um preço bem acessível: R$19,90 ao mês, com acesso livre a qualquer filme, série, documentário ou animação disponível no catálogo, regularmente atualizado. O assinante não se prende a horário preestabelecido e pode assistir à obra escolhida pela smart TV, smartphone, computador de mesa, notebook ou tablet.


www.cineteka.com: site bastante atualizado de locadora de vídeo portuguesa, útil para saber o que já foi lançado em Portugal em blu-ray ou DVD com legenda em português.


www.dvd-basen.dk/uk: site em inglês (originalmente em dinamarquês) regularmente atualizado com resenhas comparativas das várias versões em blu-rays e DVDs de milhares de filmes, inclusive com informações sobre as imagens, áudios, legendas e extras. Há possibilidade de busca por título, diretor ou região. Os links direcionam para sites redigidos em línguas variadas, uma vez que se trata de uma base de dados ou compilação, o que pode ser solucionado com o auxílio do tradutor do Google. Um dos mais completos do mundo.


http://tocadocinefilo.com: blog bastante charmoso e de bom gosto, que traz resenhas relativas a filmes e diretores de destaque no  cenário cinematográfico mundial atual ou do passado. São textos bem escritos, profundos e poéticos de quem realmente ama o cinema. É bastante prazeroso acompanhar as postagens que vão sendo acrescentadas. É uma questão de identidade! Possui visual bastante clean e traz fotos alusivas a cada resenha.


www.dvdmania.co.pt: fórum de colecionadores portugueses de blu-rays e DVDs, com tópicos a respeito de lojas nacionais e estrangeiras, previsões de lançamentos, blu-rays com legendas em português e diversas outras questões ligadas ao tema principal.


www.commeaucinema.com: site francês bastante ativo que traz atualidades sobre cinema e séries, bastidores de filmagens, trailers, futuros lançamentos nos cinemas e TVs, blu-rays ou DVDs, informações sobre festivais de cinema, cartazes de filmes ou séries, entrevistas em vídeo com atores... O tradutor do Google pode auxiliar na compreensão do texto em francês.


http://site.studioghibli.com.br: blog desenvolvido e alimentado por fãs brasileiros das animações do estúdio japonês Studio Ghibli. Atualizado com frequência, traz novidades sobre as produções em andamento, trailers, lançamentos nacionais ou estrangeiros em blu-ray e DVD, promoções em parceria com distribuidoras, resenhas sobre os lançamentos no cinema ou vídeo, informações sobre festivais e mostras que tenham a participação de filmes do estúdio, indicações de blogs estrangeiros sobre as animações do Ghibli etc. É a melhor referência nacional sobre as animações do estúdio. 


www.elantepenultimomohicano.com: site espanhol de revista independente que indica filmes de arte que estão se sobressaindo nos circuitos cinematográficos, os destaques exibidos nos festivais mais consagrados mundialmente, trailers selecionados, imagens de filmes relevantes, projetos em andamento... Análises críticas profundas, belas e úteis de quem entende de cinema. O tradutor do Google pode auxiliar na compreensão do texto em espanhol.



http://cineuphoria09.blogspot.com.br/: blog português bastante ativo, em funcionamento desde 2009, traz inúmeras análises críticas de filmes, trailers, informações sobre festivais de cinema e premiações, links para sites de academias de cinema, análises e trailers de curtas, um ótimo panorama do cinema português, oportunidade para conhecer filmes e festivais menos badalados, além daqueles consagrados.


www.filmeb.com.br: tradicional site com informações confiáveis sobre o mercado de cinema brasileiro e internacional. Traz um calendário de estreias nos cinemas e informações sobre os principais festivais de cinema ao redor do mundo. Disponibiliza rankings e relatórios sobre a bilheteria dos filmes lançados, estatísticas e notícias atualizadas e relevantes sobre o que acontece no mundo cinematográfico. Três revistas anuais com importantes temas e dados atuais sobre o mercado são lançadas pela empresa e disponibilizadas gratuitamente no site. Algumas informações são acessíveis apenas para assinantes pagantes.


http://salasdecinemadoes.blogspot.com.br: blog capixaba sobre as salas de cinema do estado do Espírito Santo (Brasil). Catálogo de dezenas de cinemas que já estiveram em funcionamento no solo estadual, com suas histórias e curiosidades. Traz fotos dos vários cinemas (fachadas e interior), inclusive da época da inauguração, boa parte deles desativada, tendo dado lugar às salas nos shopping centers. São encontrados alguns cartazes de filmes nacionais das décadas de 60 a 80. Oferece um precioso relatório com a indicação dos filmes exibidos nos cinemas do estado durante o período de 1970 a 1985. Também disponibiliza alguns links de importantes sites e blogs, dentre os quais o da Cinemateca Brasileira.


Para encontrar os demais posts com sugestões de blogs ou sites, basta clicar sobre o marcador correspondente, logo abaixo desta dica,  em Arquivo do blog, ou utilizar o buscador na parte superior esquerda desta página.


Nenhum comentário:

Postar um comentário