domingo, 20 de dezembro de 2015

A distribuidora California Filmes não desiste do bom cinema (parte 5)






Mia madre: a delicadeza a serviço da vida


Nesta 5ª parte da série sobre o acervo recente da distribuidora California Filmes, estarei abordando o aclamado Mia madre, que estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira, 17/12/2015.




Realidade e ficção se entrelaçam neste novo filme do consagrado cineasta italiano Nanni Moretti, que, além de dirigir, interpreta um dos dois filhos de meia-idade que enfrenta a dor de ver a mãe (Giulia Lazzarini) internada com uma doença grave. A irmã (Margherita Buy), uma diretora de cinema, conduz a vida de uma forma mais trágica, cercada por pressões na profissão e na vida pessoal. Elegante e profundo na maneira de retratar um tema tão sensível, o diretor busca no humor uma forma de escape para lidar com uma perda que parece iminente. Os momentos de descontração são proporcionados pelo ator John Turturro, que, de certa forma, interpreta o próprio Moretti, que perdeu a mãe recentemente.








Um panorama sobre a trajetória cinematográfica do diretor revela o quão relevante é a sua obra, em especial por expressar como ninguém a evolução da sociedade italiana e, num certo sentido, de alguns outros países ocidentais. Filmes tão diversificados e, ao mesmo tempo, tão íntimos entre si: Caro diário (Dear diary, 1993), Aprile (Aprile, 1998), O quarto do filho (The son’s room, 2001), O crocodilo (The caiman, 2006) e Habemus Papam (We have a Pope, 2011), dentre outros.







Ao assistir a Mia madre, não há como não se lembrar do filme O quarto do filho, que também relata de forma poética a profunda dor da perda. Tamanha delicadeza nos leva à empatia com as personagens que buscam sobreviver: parece que nós mesmos estamos perdendo alguém. Mãe e filho partem e deixam um vazio no coração.

A terna trilha sonora não poderia ser mais apropriada: Arvo Pärt, Leonard Cohen e Philip Glass, dentre outros, pontuam o filme com a mais fina música erudita contemporânea.

Todo esse esmero na composição do filme não poderia passar em branco: o longa recebeu inúmeros elogios ao redor do mundo e obteve o Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Cannes de 2015, além de ter sido eleito o melhor do ano pela renomada revista francesa Cahiers Du Cinéma.








O trailer do filme, em HD com legenda em português, pode ser visto pelo link https://www.youtube.com/watch?v=YOuzfNll0qo.

Agora, vamos torcer pelo lançamento do filme em blu-ray e DVD no Brasil.



Para encontrar os demais posts relativos a lançamentos nos cinemas nacionais ou estrangeiros, basta clicar sobre o marcador correspondente, logo abaixo desta dica, ou utilizar o buscador disponível na parte superior do blog à esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário