quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O cinema por Scorsese: a Versátil ataca de novo



Uma carta de amor ao cinema




A distribuidora nacional Versátil se tornou uma incansável pesquisadora e lançadora de obras cinematográficas e minisséries em dvd e blu-ray tão aguardadas pelos cinéfilos e colecionadores de plantão.




É o que vemos, por exemplo, com a distribuição de O cinema por Scorsese. Mais uma vez em colaboração exclusiva com a Livraria Cultura, que tem se mostrado uma grande apoiadora do bom cinema e da boa televisão em versões para home video.

Trata-se de um dvd duplo que propicia ao público brasileiro, pela primeira vez, dissociado da programação da TV, apreciar os documentários do consagrado diretor norte-americano sobre a história do cinema: Uma viagem pessoal pelo cinema americano (A personal journey with Martin Scorsese through American movies, 1995, com duração de 225min) e Minha viagem à Itália (My Voyage to Italy/Il mio viaggio in Italia, 2001, com duração de 246min).

O primeiro, conforme o próprio título já adianta, é uma visão pessoal do diretor sobre o cinema americano, enriquecida por trechos comentados dos principais filmes abordados. O cineasta lembra como os filmes o afetaram na decisão de se tornar diretor e na forma de contar estórias, desde os primórdios do cinema mudo até o final dos anos sessenta, quando ele mesmo deixou de ser apenas expectador apaixonado para iniciar uma carreira que o levaria ao reconhecimento como um dos mais importantes diretores de cinema da história. De alguma forma, ouvimos sobre Alfred Hitchcock (Um corpo que cai), John Ford (Vinhas da ira, No tempo das diligências e Rastros de ódio), Charles Chaplin (O grande ditador), Elia Kazan (Uma rua chamada pecado, Sindicato de ladrões e Vidas amargas), Sam Peckinpah (Meu ódio será tua herança), Orson Welles (Cidadão Kane), Stanley Kubrick (Lolita e 2001: uma odisseia no espaço) e John Cassavetes (Faces), dentre tantos outros.


  


 

Por sua vez, o segundo documentário retrata a história do cinema italiano, especialmente o neorrealismo e a década de 60. Não faltam análises pertinentes a Roberto Rossellini (Roma, cidade aberta), Federico Fellini (A doce vida e 8 1/2), Vittorio De Sica (Ladrões de bicicleta e Umberto D.), Michelangelo Antonioni (A aventura e O eclipse) e Luchino Visconti (A terra treme), dentre outros diretores e filmes. Uma homenagem apaixonada a uma das cinematografias mais marcantes e criativas do mundo. (adaptado da sinopse oficial)


      



Um mestre relatando com paixão a respeito de tantos outros mestres e obras de destaque. Há uma identificação muito grande do cinéfilo de carteirinha com as observações de Scorsese. Uma oportunidade única de conhecer ou rever cenas de uma variedade de filmes que fizeram história. Uma aula de cinema no conforto do lar!

Scorsese é bem conhecido do grande público. Inúmeros filmes dirigidos por ele podem ser lembrados, tais como O lobo de Wall Street, A invenção de Hugo Cabret, Ilha do medo, Os infiltrados, O aviador, A época da inocência, Cabo do medo, Os bons companheiros, Touro indomável e Taxi driver.




O dvd está previsto para 15/10/2015, ao preço de R$49,90, com legenda em português. Região free, sistema NTSC.

Embora a arte da capa seja a pior das últimas safras da distribuidora, não chega a comprometer o interesse, pois o extenso e rico conteúdo da obra compensa. Quem sabe não seja uma arte provisória! Além disso, a Versátil tem buscado não afetar a qualidade da imagem do vídeo, mesmo em edições longas num mesmo dvd.

No exterior, numa pesquisa preliminar, tem-se a notícia de lançamento dos dois documentários ora em separado ora em combo, com quantidade variada de DVDs e às vezes sem um dos documentários. Poucas opções de legendas: português (apenas na versão lançada em Portugal), espanhol (apenas na versão da Espanha), inglês parcial (EUA, Reino Unido e Austrália), japonês, alemão e russo. Blu-ray provavelmente inexistente.


Para encontrar os demais posts de lançamentos em dvd ou blu-ray, basta clicar sobre o marcador correspondente, logo abaixo desta dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário