sábado, 19 de setembro de 2015

Diário de uma camareira


Um espetáculo de camareira


Acabou de ser lançado nos cinemas brasileiros, em 03/09/2015, a produção belgo-francesa Diário de uma camareira (Journal d’une femme de chambre/Diary of a chambermaid). O drama de 96min, com classificação etária para 14 anos, é um filme de 2015 que vem pela distribuidora nacional Mares Filmes, que costuma rechear o circuito cinematográfico daqui com obras de grande sensibilidade artística e valorizadas nos festivais internacionais

No filme, que se passa "no início do século 20, nas províncias francesas, uma jovem camareira, muito cobiçada por conta de sua beleza, chamada Célestine, acaba de chegar de Paris para trabalhar para a família Lanlaires. Enquanto foge dos avanços de seu senhor, ela deve lidar com a rigorosa personalidade de Madame Lanlaire, que governa o lar com punho de ferro. Ao mesmo tempo, Célestine conhece Joseph, um misterioso jardineiro que exerce fascínio total sobre ela." (sinopse oficial)


O diretor Benoît Jacquot nos presenteia com um retrato pungente do início do século passado, tendo a relação patrão-empregado como um recorte da austeridade, injustiça e tradição da época. Com interpretações impecáveis dos atores Léa Seydoux, Vincent Lindon e Clotilde Mollet, o filme é enriquecido pelas deslumbrantes imagens e figurinos. A trilha sonora elegante e charmosa foi composta por Bruno Coulais, cujo estilo nos faz lembrar o compositor polonês Jan A. P. Kaczmareck, especialmente em comparação à trilha sonora do filme Eclipse de uma paixão (Total eclipse). Sem falar na beleza da língua francesa, que por si só já é um espetáculo.


O filme já está sendo vendido em blu-ray e dvd na França, com legenda apenas em francês, assim como a trilha sonora em cd. (a capa do blu-ray traz equivocadamente grafado o símbolo de dvd)

Delicie-se você também! Trailer disponível no Youtube em HD legendado em português: https://www.youtube.com/watch?v=heeW6dUAAp4 (canal oficial da distribuidora).

Para encontrar os demais posts de lançamentos de filmes nos cinemas brasileiros ou estrangeiros, basta clicar sobre o marcador correspondente, logo abaixo desta dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário