domingo, 21 de fevereiro de 2016

Festival de Cinema de Berlim 2016: os vencedores






A lista dos ganhadores dos prêmios do Festival Internacional de Cinema de Berlim deste ano


A 66ª edição do terceiro mais importante festival de cinema do mundo chegou ao fim neste fim-de-semana, tendo anunciado ontem os grandes vencedores da premiação.

A imigração é o tema do momento no cinema, especialmente nos festivais europeus. O contundente filme francês Dheepan – o Refúgio (Dheepan), do cineasta Jacques Audiard, recebeu a Palma de Ouro de Melhor Filme do Festival Internacional de Cinema de Cannes em 2015 e, agora, o documentário franco-italiano Fogo ao Mar (Fuocoammare/Fire at Sea) acabou de ser premiado, tendo ganhado o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim.




O vencedor do principal prêmio do evento foi dirigido pelo cineasta Gianfranco Rosi e foca na ilha italiana de Lampedusa, que passou a ter grande atenção mundial nos últimos anos por ser porta de entrada na Europa de centenas de milhares de refugiados africanos.

O segundo mais importante prêmio, o Urso de Prata de Melhor Diretor, foi recebido pela francesa Mia Hansen-Love (L’Avenir/Things to Come), a mesma de Adeus, Primeiro Amor (Goodbye First Love, 2011), tendo como protagonista a aclamada atriz francesa Isabelle Huppert.




O Grande Prêmio do Júri foi entregue ao cineasta bósnio Danis Tanovic, em função do filme Morte em Saraievo (Smrt u Sarajevu/Mort à Sarajevo/Death in Sarajevo). O diretor já havia recebido o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2002 pelo filme Terra de Ninguém (No Man’s Land, 2001).




A dinamarquesa Trine Dyrholm foi a vencedora do Prêmio de Melhor Atriz, por sua atuação em Kollektivet (The Commune), do cineasta Thomas Vinterberg (Festa de Família/The Celebration, 1998, Submarino, 2010, A Caça/The Hunt, 2012, e Longe Deste Insensato Mundo/Far from the Madding Crowd, 2015).




Por sua vez, o Urso de Prata de Melhor Ator foi entregue ao tunisiano Majd Mastoura, pela sua interpretação em Hedi (Inhebbek Hedi), que também recebeu o Prêmio de Melhor Filme de Diretor Estreante, o também tunisiano Mohamed Ben Attia.




A Lullaby to the Sorrowful Mystery (Hele Sa Hiwagang Hapis), do diretor filipino Lav Diaz, ficou com o Prêmio Alfred Bauer (Urso de Prata a longa-metragem com novas perspectivas). O filme retrata a Revolução Filipina do final do século XIX utilizando-se de elementos fantásticos. O cineasta é o mesmo dos premiados Norte, o Fim da História (North, the End of History, 2013) e Do Que Vem Antes (Mula Sa Kung Ano Ang Noon, 2014).




O Urso de Prata de Melhor Roteiro foi entregue ao roteirista e diretor polonês Tomasz Wasilewski (United States of Love/Zjednoczone Stany Milósci).




O Prêmio do Público (Mostra Panorama) foi recebido pelo filme Junction 48, do diretor israelense Udi Aloni.




O Urso de Ouro de Melhor Curta-Metragem premiou o filme português Balada de um Batráquio (Batrachian’s Ballad), da diretora Leonor Teles, 23 anos, a mais jovem a receber o Urso de Ouro desde a criação do festival há 66 anos. É um filme sobre a prática comum em Portugal de colocar sapos de louça perto da porta dos estabelecimentos comerciais para evitar a entrada de ciganos, aproveitando-se da superstição que eles têm em relação ao animal.




O Festival não oferece prêmio específico para melhor trilha sonora ou animação.

O Brasil não recebeu nenhum prêmio da mostra competitiva (não concorria) ou paralela deste ano.

A lista completa dos vencedores pode ser acessada no site do festival.

O trailer em HD do filme vencedor do principal prêmio pode ser conferido aqui: https://www.youtube.com/watch?v=D_N1GR929lU (Fuocoammare).


Fontes das informações: www.berlinale.de e www.imdb.com.


Para encontrar os demais posts relativos a premiações e festivais de cinema, saber mais sobre os filmes ou para conferir se um determinado filme já está disponível em blu-ray ou DVD, basta clicar sobre o marcador correspondente, logo abaixo desta dica, ou utilizar o buscador disponível na parte superior do blog à esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário