sábado, 7 de maio de 2016

SPFW 2016: a moda no cinema



A São Paulo Fashion Week 2016 foi concluída no último dia 29, mas a moda continua a seguir o seu caminho. E, como forma de marcar presença nesses ares de glamour e beleza, lembrei-me de que, coincidentemente, ouvi nesta semana o CD da trilha sonora de um dos filmes que têm a moda como pano de fundo.

Trata-se de A Fraternidade é Vermelha (Trois Couleurs: Rouge/Three Colours: Red, 1994), dirigido pelo cineasta polonês Krzysztof Kieslowski e protagonizado por Irène Jacob e Jean-Louis Trintgnant.




Um dos filmes da Trilogia das Cores, ao lado de A Liberdade é Azul (Trois Couleurs: Bleu/Three Colours: Blue, 1993) e A Igualdade é Branca (Trois Couleurs: Blanc/Three Colours: White, 1994), retrata a amizade entre uma jovem e um senhor que bisbilhota a vida alheia, após se conhecerem devido ao atropelamento pela modelo do cachorro pertencente ao homem.




A trilha sonora, composta por um dos melhores compositores para cinema de todos os tempos, é uma das muitas obras-primas do também polonês Zbigniew Preisner. Dentre as suas belas e criativas obras, estão os outros 2 filmes da trilogia, A Dupla Vida de Véronique (The Double Life of Veronika, 1991), Decálogo (Decalogue/Dekalog, 1990), Brincando nos Campos do Senhor (At Play in the Fields of the Lord, 1991), Perdas e Danos (Damage, 1992), Quartet in 4 Movements (1994) e Movimentos do Desejo (Mouvements du Désir, 1994).




O score de A Fraternidade contém várias criativas faixas instrumentais que remetem o ouvinte a um desfile de moda, com um ritmo bem característico de uma passarela, acompanhadas de algumas inspiradas e melancólicas vocalises e de uma bela canção (cantada em momentos distintos em línguas diferentes, francês e polonês). As vocalises são interpretadas pela excelente cantora lírica polonesa Elzbieta Towarnicka, presença constante nas trilhas de autoria de Preisner, inclusive na memorável Song for the Unification of Europe (A Liberdade é Azul).

É possível ouvir, legal e gratuitamente, trecho de cada uma das faixas da trilha de A Fraternidade, exceto a última canção (não mais disponível nas últimas edições do CD). O link é o seguinte: www.amazon.com. O CD de A Fraternidade corresponde às faixas 47 a 61, mas vale a pena ouvir as demais músicas da trilogia.

Além disso, os filmes da Trilogia das Cores, lançados pela distribuidora Versátil em coleção e separadamente, estão disponíveis em DVD no Brasil. O blu-ray, porém, está esgotado há alguns meses, nas lojas virtuais.







Para encontrar os demais posts com comentários a respeito de cinema, vídeo, trilhas sonoras de filmes e outros temas correlatos, basta clicar sobre o marcador correspondente, logo abaixo desta dica, ou utilizar o buscador na parte superior esquerda deste blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário