sexta-feira, 24 de junho de 2016

Decálogo: as várias faces de uma mesma obra-prima






Detalhes da edição polonesa em blu-ray


A inesquecível minissérie Decálogo (Dekalog/The Decalogue, 1988), obra-prima de um dos grandes diretores de todos os tempos, o polonês Krzysztof Kieslowski, já se encontra em blu-ray na Polônia, inclusive na minha estante (no Brasil), em versão restaurada e remasterizada em 4K no ano passado. 





A edição foi lançada pela distribuidora TVP (TV Polonesa), produtora da obra. O digipack possui a versão integral da obra, dividida em 10 episódios de aproximadamente 55min cada. São 4 discos e a região é livre/all/0. Resolução em 1080/50p. Aspecto da tela: widescreen 16:9 (panorâmica). Opções de áudio (Dolby Digital 2.0): polonês (original) e alemão. Legendas em espanhol, inglês, francês e polonês, além da opção sem legenda. Extras: documentário Ainda Vivo (Still Alive, 82min), sobre o diretor, em um dos discos de blu-ray; livreto de 39 páginas. A qualidade da imagem e do som está impressionante, deixando a desejar apenas no documentário extra (embora em um dos discos de blu-ray, as imagens têm qualidade limitada, muitas delas da década de 70, o que não prejudica o conteúdo principal). 





Em breve, a partir de 27/09/2016, teremos ainda o blu-ray norte-americano pela distribuidora Criterion. A coleção terá 4 discos (50GB), também sem problema de codificação de região para os brasileiros (estamos na mesma região A). Resolução em 1080p. Aspecto da tela: fullscreen 1.33:1 (original). Áudio: polonês (original). Legenda em inglês (provavelmente, a única). Extras: versões estendidas e restauradas de 2 episódios (Não Amarás/A Short Film About Love e Não Matarás/A Short Film About Killing), inúmeras entrevistas, documentários, gravação em áudio, ensaio crítico e um livreto.



Ambas as edições têm o seu diferencial: a polonesa possui legenda em espanhol e inglês e a metade do preço (em torno de R$160,00*, incluindo o frete) e a norte-americana traz uma quantidade bem maior de extras, inclusive os filmes Não Amarás e Não Matarás. 


* sugiro a loja virtual www.taniaksiazka.pl, pois é confiável, tem o melhor preço, oferece cupom de desconto (aguardar o popup/banner na tela), frete barato e entrega bastante rápida





Algumas imagens incluem o DVD nacional da Versátil e/ou o DVD norte-americano da Facets.

Para visualizar a imagem em maior tamanho, basta clicar sobre ela.

Para encontrar os demais posts sobre lançamentos em blu-ray e DVD, nacionais ou estrangeiros, inclusive as listas mensais, basta clicar sobre o marcador correspondente, logo abaixo desta dica, ou utilizar o buscador na parte superior esquerda deste post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário