sábado, 31 de outubro de 2015

A distribuidora California Filmes e a força do cinema europeu - série California Filmes parte 3



Força maior e Segunda chance

Em continuação à série de análises sobre a distribuidora nacional California Filmes e o seu olhar para a arte que vai além do simples entretenimento, estarei discorrendo sobre duas recentes produções a chegarem ao mercado brasileiro de cinema e home video.

A primeira delas, Força maior (Force majeure, 2014), foi lançada nos cinemas brasileiros em 05/03/2015 e bem recepcionada pela crítica especializada, tendo, inclusive, recebido o Prêmio do Júri do Festival de Cannes de 2014, concorrido ao Globo de Ouro de 2015 e obtido vários outros prêmios e indicações. Na direção, o sueco Ruben Östlund, pouco conhecido no Brasil, mas figura frequente nos festivais internacionais de cinema, inclusive de anos anteriores.


No drama de humor negro, "Ebba e Tomas decidem passar cinco dias de férias esquiando nos alpes franceses com seus dois filhos. Tomas deve passar mais tempo com a família, pois Ebba acha que ele trabalha demais. Quando os quatro almoçam num restaurante nas montanhas, uma avalanche se aproxima rapidamente e ameaça soterrar o local. Nenhum deles fica ferido, mas a atitude de Tomas durante o incidente pode causar danos irreparáveis." (sinopse oficial) 


O fato de o elenco principal ser desconhecido no Brasil - Johannes Kuhnke, Lisa Loven Kongsli, Clara Wettergren e Vincent Wettergren - não é empecilho para se ter interesse pela trama desenhada na tela. Aliás, a estória foi inspirada em vídeos de pessoas desconhecidas disponíveis no Youtube. O público se identifica com alguma personagem e acaba fazendo uma autoanálise.


O trailer do filme, em HD com legenda em português, você pode ver pelo link https://www.youtube.com/watch?v=i00c-_h9VNk .

A obra já se encontra disponível em blu-ray e DVD no Brasil (lançamento em 16/09/2015), por enquanto apenas nas locadoras e algumas poucas lojas online. Agora é torcer para que seja lançada também para venda direta.



A outra produção, o instigante Segunda chance (A second chance/En chance til, 2014), que esteve nos cinemas brasileiros a partir de 04/06/2015, é o novo filme da premiada cineasta dinamarquesa Susanne Bier, que dirigiu Em um mundo melhor (In a better world, 2010), ganhador do Oscar e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 2011, e Depois do casamento (After the wedding, 2006), ambos disponíveis em blu-ray e/ou DVD pela California Filmes, dentre outros.


No drama, “os detetives e amigos Andreas e Simon levam vidas diferentes: o primeiro é casado e pai de uma criança, enquanto o segundo acabou de se divorciar e passa os dias se embriagando. Tudo muda quando eles são chamados para lidar com um casal de viciados em drogas e Andreas encontra o filho dos dois chorando dentro de um armário. Abalado pela cena, o policial precisa da ajuda de Simon, pois começa a perder a noção de justiça e não consegue mais ver os limites entre o certo e o errado.” (sinopse oficial)

A diretora dá o seguinte depoimento sobre o filme: “Segunda Chance é um drama pessoal e intenso sobre o que acontece quando pessoas vulneráveis precisam enfrentar circunstâncias que estão além do controle, sobre como não estamos tão imunes ao caos como gostaríamos e sobre os segredos guardados por aqueles que estão bem próximos. E, ao lidar com essas questões, nossas perguntas foram além do pessoal. Tentamos investigar os fundamentos morais de nossas interações sociais, tanto na intimidade quanto em público.”

O longa tem rostos conhecidos e elogiados no elenco: Nikolaj Coster-Waldau (Game of thrones), Ulrich Thomsen (Em um mundo melhor), Maria Bonnevie (Jerusalém – uma verdadeira história de amor e fé, 1996) e Nikolaj Lie Kaas (A informante, 2010), além da novata May Andersen.

O trailer do filme, em HD com legenda em português, pode ser acessado pelo seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=mgfXJqf69WU.

Semelhantemente a Força maior, esta produção já se encontra em blu-ray e DVD no Brasil (lançamento em 24/09/2015), apenas nas locadoras e pouquíssimas lojas online. A torcida também é grande para que seja lançada para venda direta.






Para encontrar os demais posts relativos a lançamentos nos cinemas nacionais ou estrangeiros, assim como em blu-ray e DVD, basta clicar sobre o marcador correspondente, logo abaixo desta dica, ou utilizar o buscador disponível na parte superior do blog à esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário