sábado, 24 de outubro de 2015

Black Friday 2015




Contagem regressiva para o dia 
mais importante para o e-commerce



Faltam 33 dias para a realização da Black Friday 2015 no Brasil. Esta edição ocorrerá a partir de zero hora do dia 27/11/2015, sexta-feira. De qualquer forma, algumas lojas devem aproveitar para oferecer preços promocionais durante toda a semana de 21 a 29/11/2015, como aconteceu no último ano.

De origem norte-americana, o evento foi criado para oferecer produtos com descontos bastante significativos, bem abaixo da média do restante do ano. Envolve tanto as lojas físicas quanto online. Após o sucesso nos EUA, a data passou a ser adotada por vários outros países, dentre os quais a Alemanha, Reino Unido, Espanha e Brasil. Sempre acontece na 4ª sexta-feira de novembro.

Em nosso país, a Black Friday começou a funcionar em 2010. A partir daí, vem crescendo substancialmente em faturamento. É o dia em que mais se vende pela internet, ultrapassando o Natal, que engloba um período maior de compras e requer antecedência para o recebimento e entrega do presente. Neste ano, contudo, as expectativas não são tão otimistas, devido à crise econômica pela qual atravessa o Brasil. Por outro lado, esse fator pode facilitar a oferta de maior variedade de produtos, maior quantidade de cada item, descontos mais elevados, parcelamento em mais vezes sem juros, redução ou eliminação do frete etc.

Infelizmente, apesar do crescente volume de vendas (em 2014, foram 872 milhões de reais, só no âmbito online), a experiência do brasileiro com a Black Friday não tem sido das mais agradáveis. Diferentemente do que ocorre nos EUA e Europa, são frequentes as reclamações de preços maquiados (metade do dobro), descontos pouco convidativos, lentidão excessiva e irritante na navegação, compras que não se concretizam por problemas técnicos dos sites, baixa oferta de quantidade por item, compensação da redução do preço do produto com a elevação do valor do frete, dentre outras.

Mesmo assim, não se pode generalizar que todas as lojas ajam dessa forma, nem que todas as promoções de uma determinada loja padeçam do mesmo vício. Vale a pena pesquisar e tentar adquirir aquele produto que você tanto aguarda e, quem sabe, por um preço mais acessível. Também pode ser uma oportunidade para antecipar as compras de Natal, com as precauções de praxe, para não estourar o orçamento nem virar o ano no vermelho.

Uma dica é que o simples fato de o produto já ter sido incluído no carrinho não é garantia de reserva, pois a compra precisa ser concluída para que você tenha uma certa segurança quanto à aquisição e recebimento do produto. Não é bom demorar para o fechamento do pedido nem deixar para o final do dia, pois muitos produtos se esgotam em poucos minutos ou horas.

Dentre as lojas online que vendem blu-rays e DVDs e já confirmaram a participação na edição de 2015, estão a Saraiva, Livraria Cultura, Submarino, Americanas, Extra, Casas Bahia, Ponto Frio, Livraria da Folha e FNAC. Os sites correspondentes podem ser acessados pelos links logo abaixo deste post. Mais informações sobre cada loja podem ser obtidas com a leitura de um dos posts deste blog, cujo link é o seguinte: clique aqui.

 

                         

                            


                                                 
   

Uma última dica: prefira as lojas com o selo Black Friday Legal, criado para identificar aquelas que se comprometam a atender às boas práticas do comércio eletrônico, especialmente quanto ao respeito ao consumidor. Nesse caso, as empresas assinam um termo de concordância com o Código de Ética a ser adotado durante o evento. Mesmo assim, é recomendável pesquisar os preços dos produtos que deseja comprar, durante as últimas 6 semanas antes do evento, para se certificar de que não estará sendo enganado. Mais informações sobre o selo e o código podem ser obtidas no site http://blackfriday.camara-e.net/registro/form.

Caso a opção seja por comprar de loja online estrangeira, é importante comparar com os preços nacionais, verificar a semelhança ou não das edições do produto, checar a disponibilidade de legenda, conferir a área ou região, assim como lembrar da alta do dólar e euro, do frete, da impossibilidade de parcelamento pelo cartão, do IOF, do eventual imposto de importação (no caso da Amazon norte-americana, o imposto é cobrado pela própria loja, exceto nos marketplaces), da taxa de administração dos correios etc.

Enfim, que venha a Black Friday e os preços praticados sejam realmente convidativos e honestos. Assim, o jeitinho brasileiro poderá começar a perder terreno e o consumidor poderá pensar em confiar nas lojas. Credibilidade é a palavra de ordem!



Para encontrar os demais posts sobre promoções de lojas online, inclusive da Black Friday, basta clicar sobre o marcador correspondente, logo abaixo desta dica.

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