sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Expocine 2015: seis estúdios e distribuidora independente confirmam participação


No escurinho do cinema 

“O futuro das bilheterias estará presente na Expocine 2015, que será realizada nos dias 17, 18 e 19 de novembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Além de inovações para os complexos cinematográficos, que vão desde poltronas e projetores até produtos para bombonière, a convenção contará com a apresentação das seis distribuidoras majors (Disney, Fox Film, Paramount, Sony, Universal e Warner Bros.) e uma independente (Diamond).

Entre os próximos lançamentos da Disney estão filmes com grande expectativa do público. Logo em janeiro de 2016, em parceria com a Pixar, a distribuidora lança a animação O Bom Dinossauro (07/01). Em abril, duas grandes produções chegam às telonas nacionais: Mogli – O Menino Lobo (14/04) e Capitão América – Guerra Civil (28/04). Ao longo do ano ainda será lançado Alice Através do Espelho (26/05). Neste ano, a distribuidora é um dos destaques mundiais graças ao bom desempenho de Vingadores: Era de Ultron, que arrecadou mais de US$ 1,4 bilhão mundialmente, e Divertida Mente, que fez US$ 747 milhões ao redor do mundo. No Brasil, respectivamente, venderam 10 e 3 milhões de ingressos. 

A Fox prepara para o próximo ano lançamentos como Snoopy & Charlie Brown – Peanuts, O Filme (14/01); O Regresso (21/01), longa estrelado por Leonardo DiCaprio, Deadpool (11/02) e Joy – O Nome do Sucesso (18/02). Este ano, a distribuidora contou com o bom desempenho de Pinguins de Madagascar, que foi a oitava maior bilheteria do Brasil no primeiro semestre com 3,1 milhões de ingressos. 



Já a Paramount tem em seu line-up de 2016: 13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi (14/01); Daddy's Home (21/01), Ben Hur (agosto), The Cellar (13/03), Monsters Trucks (31/03) e Zoolander 2 (03/04). Os principais destaques da major até o momento são O Exterminador do Futuro: Gênesis, que atraiu mais de 2,3 milhões de pessoas aos cinemas e Missão Impossível - Nação Secreta com público de 2,5 milhões, que continua em cartaz.


Rodrigo Santoro em Ben Hur









O calendário de lançamentos da Sony inclui longas como Concussion (14/01), A Quinta Onda (28/01) e Angry Birds (12/05), produção baseada no famoso game de celular. A distribuidora atraiu 2,3 milhões de pessoas com a comédia Pixels, com Adam Sandler, que teve diversas ações no Brasil, incluindo participação da Turma da Mônica na divulgação do longa. 



Um dos destaques do ano, a Universal também apresentará suas apostas na Expocine. Neste ano, a distribuidora arrecadou mais de US$ 3,78 bilhões fora dos EUA, tornando-se o estúdio que mais arrecadou na história internacionalmente. Isso graças a produções como Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, Minions e Cinquenta Tons de Cinza. No próximo ano, a distribuidora prepara lançamentos como Steve Jobs (21/01) e Ride Along 2 (31/03).

A Warner mostrará também materiais de seus lançamentos durante a convenção. A distribuidora estreia no próximo ano longas como Creed: Nascido Pra Lutar (07/01), produção baseada na franquia Rocky, Caçadores de Emoção – Além do Limite (28/01) e o aguardado Batman Vs Superman: A Origem da Justiça (24/03). 

Por fim a Diamond Films, a única independente a confirmar participação na Expocine, prepara uma apresentação exclusiva. A distribuidora latina chegou ao Brasil em 2013 e em pouco tempo já está nos principais eventos do mercado cinematográfico. Para o início de 2016 chegam às telas o mais novo trabalho de Quentin Tarantino, o faroeste Os 8 Odiados; a mais recente adaptação da peça Macbeth, de Shakespeare, estrelada por Michael Fassbender e Marion Cotillard; e Remember, já cotado para indicação ao Oscar, de Christopher Plummer.”







Um pouco da história do evento

“A Expocine é o maior evento da América Latina voltado à indústria cinematográfica de exibição, distribuição e empresas fornecedoras de tecnologias, serviços e produtos para o mercado. A convenção, em 2014 – sua primeira edição, conquistou o posto de terceiro maior evento do mundo em número de participantes.

A edição deste ano terá palestras e painéis de discussão com profissionais do mercado, apresentações dos estúdios e distribuidoras cinematográficas, coletivas de imprensa, uma feira com mais de 50 estandes e muitas novidades para o mercado.


Raio-X do mercado


“O mercado brasileiro cinematográfico é um dos que mais cresce no mundo juntamente com Índia, China e Rússia. O país é um dos principais motores de crescimento das vendas de ingressos em toda a América Latina, saltando de 1.500 salas de cinema para mais de 2.900 em menos de 12 anos. Em 2014, as vendas de ingressos ultrapassaram 150 milhões e renda de R$ 1,9 bilhões (US$ 600 milhões). É um crescimento de 60% nos últimos 5 anos.

O Brasil é um dos mercados mais concorridos do mundo com pelo menos 15 circuitos de cinema sobre influência regional. Além de ser a atual rota de lançamentos mundiais com presença de grandes nomes de Hollywood.

Para completar, mais de 300 salas estão atualmente em construção. Muitas delas com apoio de entidades governamentais de fomento à cultura como a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) que, juntas, liberaram mais de R$ 140 milhões em recursos para melhoria e/ou expansão do parque de exibição.




Mais informações podem ser obtidas ao acessar o site www.expocine.com.br.


Para encontrar os demais posts sobre notícias relevantes ligadas ao cinema, basta clicar sobre o marcador correspondente, logo abaixo desta dica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário