quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

4K: a revolução está chegando à alta definição!



O novo formato da alta tecnologia em vídeo




A nova e aguardada tecnologia tem dia marcado para chegar às lojas norte-americanas: 01/03/2016. É quando começarão a ser vendidos os primeiros aparelhos domésticos próprios para a exibição de conteúdo no formato 4K. A data também inaugura o primeiro lote de filmes em ultra alta definição a chegar ao mercado consumidor.

O 4K Ultra HD Blu-ray Disc (3840 x 2160) corresponde a 4 vezes a resolução do blu-ray em full HD (1920 x 1080) e vem acompanhado de formatos de áudio da nova geração: Dolby Atmos Audio ou DTS:X Audio. Isso significa que, além de uma imagem incrivelmente mais definida e brilhante, cores vibrantes, maior contraste e movimentos bem mais suaves, o som do blu-ray será mais imersivo. A nova tecnologia pode armazenar até 100GB por disco, contra os 50GB do blu-ray comum.

O primeiro aparelho sucessor do blu-ray convencional vai ser oferecido pela Samsung, cujo modelo será identificado por UBD-K8500/ZA e trará a possibilidade de visualização em versão 3D, diferentemente do que se veiculava inicialmente. O produto está em pré-venda no site oficial da multinacional (www.samsung.com) por US$399.99. O manual do aparelho pode acessado pelo link http://downloadcenter.samsung.com/content/UM/201512/20151224160603900/UBD-K8500-ZA_1203.pdf. A Panasonic também já está preparando o seu modelo inaugural. Seu modelo será identificado por DMP-UB900 e ainda não se encontra à venda.







Como acontece com o DVD, em relação ao aparelho de blu-ray atual, o novo aparelho será compatível com os discos de DVD e blu-ray convencional. Contudo, o novo disco em ultra HD só poderá funcionar em um novo aparelho específico para a tecnologia. O aparelho de TV utilizado também deverá oferecer a nova tecnologia pois, do contrário, a imagem será exibida em qualidade standard, sem as características próprias do 4K. Por outro lado, um grande benefício será a não divisão das edições por área ou região, ou seja, todos os discos fabricados no mundo no novo formato poderão tocar em qualquer aparelho ultra HD.  

Dentre as distribuidoras dos EUA que já divulgaram futuros lançamentos no novo formato, estão a Fox (“Maze Runner: Correr ou Morrer”/The Maze Runner e outros), Sony (“O Espetacular Homem-Aranha 2: a Ameaça de Electro”/The Amazing Spider-Man 2 e outros), Warner (“Mad Max – Estrada da Fúria”/Mad Max: Fury Road e outros), LionsGate (“Sicario: Terra de Ninguém”/Sicario e outros) e Shout! Factory (“Humpback Whales” e outros).






Não se deve confundir um disco em blu-ray comum masterizado em 4K com um futuro disco em ultra HD, pois o primeiro, embora tenha um master na alta tecnologia, o produto oferecido está limitado às especificações do blu-ray convencional, com uma qualidade levemente melhor, devido ao original avançado. O novo formato, entretanto, entregará a resolução completa.

Os preços dos discos estarão entre US$22.99 e 42.99 e todas as edições já divulgadas também trarão a versão em blu-ray HD e cópia digital HD.

É provável que até o final deste ano o mercado brasileiro também disponha do aparelho reprodutor e dos primeiros discos em blu-ray ultra HD, até mesmo porque os aparelhos de TV em 4K já estão disponíveis nas lojas nacionais, a preços acessíveis.




Para encontrar os demais posts com notícias relevantes sobre o mundo do blu-ray e outros temas afins, basta clicar sobre o marcador correspondente, logo abaixo desta dica, ou utilizar o buscador disponível na parte superior do blog à esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário