sábado, 9 de janeiro de 2016

Blade Runner 2: a saga continua



... Mas quem viverá?




Está previsto para o segundo semestre deste ano de 2016 o início das filmagens de uma das mais aguardadas continuações da história do cinema: Blade Runner, o Caçador de Androides vai ter uma sequência dirigida pelo cineasta canadense Denis Villeneuve, para provável lançamento nos cinemas de todo o mundo em 2017.




O diretor escolhido traz em sua bagagem filmes premiados como Incêndios (Incendies, 2010), Os Suspeitos (Prisoners, 2013), O Homem Duplicado (Enemy, 2013) e Sicario: Terra de Ninguém (Sicario, 2015).

Na nova obra, Ridley Scott, o lendário diretor do primeiro, atuará como produtor. Parte do seu currículo na direção inclui: Perdido em Marte/The Martian, 2015; Falcão Negro em Perigo/Black Hawk Down, 2001; 1492 – A Conquista do Paraíso/1492: Conquest of Paradise, 1992; Thelma & Louise/ Thelma & Louise, 1991; A lenda/Legend, 1985; Alien, o Oitavo Passageiro/Alien, 1979, e Os Duelistas/The Duellists, 1977. A Warner Bros. permanecerá como a produtora e distribuidora.




O filme de ficção científica de 1982 foi inspirado no romance “Do Androids Dream of Electric Sheep?”, do escritor Philip Kindred Dick, e roteirizado por Hampton Fancher, que também escreveu o roteiro para a sequência, agora em conjunto com Michael Green. Curiosamente, o autor do romance faleceu poucos meses antes do lançamento do primeiro filme nos cinemas. É impressionante o cenário criado para o filme, muito inventivo e moderníssimo para um longa filmado em 1981. Los Angeles aparece como uma grande metrópole, repleta de altíssimos arranha-céus, tráfego aéreo bastante movimentado, neon por todos os lados, poluição visual e atmosférica... Continua atualíssimo e não é nem um pouco datado.








A nova produção pretende manter um equilíbrio entre o filme original e novas ideias, entre a autonomia desejada pela equipe envolvida e ao mesmo tempo uma conexão com o primeiro filme. Da ambientação futurista de 2019, passaremos a acompanhar a saga em algum cenário dos anos 2050. Maiores detalhes sobre a história não têm sido revelados, exceto a respeito da provável sequência inicial, que faz transição entre os dois filmes e será mantida em suspense por este blog, para respeitar a expectativa e o direito daqueles que repelem os spoilers.

O antológico filme não teve boa aceitação quando da exibição nos cinemas, especialmente os norte-americanos, inclusive por parte dos críticos profissionais. Somente depois, quando do lançamento em vídeo, foi que o filme foi sendo resgatado, compreendido e respeitado pelo público e crítica mundial, tornando-se um dos maiores clássicos da ficção.






Harrison Ford, que interpretou o caçador de replicantes Rick Deckard, hoje aos 73 anos de idade, parece ser o único da primeira versão a figurar dentre os atores escalados para a nova trama. Outro ator confirmado para a sequência é o carismático astro canadense Ryan Goslin, que atuou em elogiados filmes como Drive (Drive, 2011), Tudo pelo Poder (The Ides of March, 2011), O Lugar Onde Tudo Termina (The Place Beyond the Pines, 2012), e A Grande Aposta (The Big Short, 2015). Tudo indica que não teremos Rutger Hauer, Sean Young e Daryl Hannah.






Uma das expectativas dos fãs fica por conta de quem será o compositor da trilha sonora. Pergunta-se se será o mesmo da nostálgica, emblemática e inesquecível trilha do primeiro filme, ou seja, o grego Vangelis, que já compôs outras duas pérolas para o cinema: Carruagens de Fogo (Chariots of Fire, 1981) e 1492 - A Conquista do Paraíso (1992). A trilha de Blade Runner é encontrada nas lojas virtuais, nacionais e estrangeiras, nas três versões lançadas.








Agora é torcer para que seja um filme à altura do primeiro! A equipe já confirmada promete!


Um aperitivo: trailer do primeiro filme em HD com legenda em português: https://www.youtube.com/watch?v=FBrIkOufeSc.


Blade Runner, o Caçador de Androides pode ser conferido em várias edições e versões em blu-ray e DVD. As principais delas são representadas pelas capas abaixo, as últimas lançadas apenas no exterior (a partir da edição com maleta, inclusive).




























Fonte das informações: www.imdb.com.

Para visualizar as fotos em tamanho maior, basta clicar sobre elas.

Para encontrar os demais posts relativos a lançamentos nos cinemas nacionais ou estrangeiros, basta clicar sobre o marcador correspondente, logo abaixo desta dica, ou utilizar o buscador disponível na parte superior do blog à esquerda.

Um comentário:

  1. Gostei dessas capas. Acho que Sicario é um dos melhores de Denis Villeneuve. Mais que filme de ação, é um filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá! O filme superou as minhas expectativas, realmente o recomendo. O sucesso que o filme 2049 Blade Runner teve foi incrível. Revisei a trajetória do diretor e me impressiona que os seus trabalhos tenham tanto êxito. Os filmes deste diretor são cheios do seu estilo, e logo se pode identificar quem esta responsável pela direção. Já estou esperando o seu próximo projeto, seguro será um sucesso.

    ResponderExcluir