domingo, 24 de janeiro de 2016

A expansão mundial da Netflix e o bloqueio a conteúdo disponível apenas no exterior






Declarações oficiais neste mês de janeiro de 2016 dão conta de que a Netflix, maior empresa de vídeo pela internet do planeta, no sistema por assinatura, passou a atuar recentemente em praticamente todos os países do mundo, à exceção da China, Coreia do Norte, Síria e Crimeia (região da Ucrânia). São 190 nações e 20 línguas diferentes, ou seja, em vários países o conteúdo está disponível somente no idioma original, geralmente o inglês.

O serviço pode ser acessado por computador de mesa, smart TV, tablet, smartphone e notebook. São milhares de filmes, dos mais antigos aos lançamentos, das séries de produtoras como a Starz às séries produzidas pela própria empresa, como House of Cards.





De qualquer forma, uma preocupação da empresa com os direitos autorais e contratos de licenciamento, firmados com as produtoras e distribuidoras de vídeos, está com os dias contados: a partir das próximas semanas, a Netflix passará a utilizar mecanismos para impedir a ação de programas usados por alguns clientes para acessar conteúdo ilegalmente, autorizado apenas para o catálogo de outros países. A ideia é que os servidores chamados proxies e os programas de desbloqueio de conteúdo não tenham mais efeito sobre o sistema de grade regional adotado pela multinacional.

Uma ótima notícia, a propósito, embora com efeito a médio ou longo prazo, diz respeito a um desejo da empresa de retirar as limitações regionais sobre o catálogo oferecido em cada país, para que todo o conteúdo seja idêntico globalmente e acessado de formal legal. Negociações ou projetos já estariam sendo feitos nesse sentido, segundo se deduz de afirmativa do vice-presidente do Sistema de Entrega de Conteúdo da Netflix, David Fullagar.

Agora é esperar para poder assistir imediatamente às novidades que atualmente são lançadas primeiro nos EUA, sede mundial da empresa. Uma coisa é certa, porém: este blog continuará incentivando o uso legal das plataformas e formatos de vídeo disponíveis no mercado, sendo terminantemente contra a pirataria e outras formas de violação do direito de terceiros.



Para encontrar os demais posts com notícias relevantes sobre o mercado de vídeo ou temas afins, basta clicar sobre o marcador correspondente, logo abaixo desta dica, ou utilizar o buscador disponível na parte superior do blog à esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário