terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Os vencedores do Globo de Ouro de 2016




A consagração do longa O Regresso





A 73ª cerimônia de entrega do Globo de Ouro ocorreu neste último domingo, 10/01/2016, em Los Angeles (CA), Estados Unidos. Os premiados foram escolhidos pelos membros da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood, que congrega em torno de 90 jornalistas estrangeiros da área cultural.  

A premiação costuma ser uma prévia do Oscar, cuja cerimônia será realizada em 28/02/2016, ou seja, boa parte dos vencedores normalmente recebe prêmios idênticos das duas organizações.

Neste ano, o melhor filme dramático foi O Regresso (The Revenant), escolhido dentre os 5 finalistas, inclusive “Carol”, um dos favoritos na categoria. Por sua vez, curiosamente, o melhor filme no gênero comédia ou musical foi Perdido em Marte (The Martian), que, na realidade, é uma ficção científica dramática, apesar do tom bem-humorado.






O prêmio de melhor diretor foi entregue ao mexicano Alejandro González Iñárritu (Birdman, Biutiful e Amores Brutos/Amores Perros), por seu trabalho em “O Regresso”. Venceu Todd Haynes (Carol) e Ridley Scott (Perdido em Marte), dentre outros. Steve Jobs levou pra casa o Globo de Ouro de melhor roteiro, assinado por Aaron Sorkin e dirigido por Danny Boyle, e deixou Os 8 Odiados (The Hateful Eight) de Quentin Tarantino de escanteio, embora este tenha recebido o prêmio de melhor trilha sonora original, composta pelo veterano italiano Ennio Morricone.






Leonardo DiCaprio foi escolhido o melhor ator dramático, devido à sua atuação em “O Regresso”. Deixou para trás Michael Fassbender, um dos favoritos por “Steve Jobs”. A melhor atriz dramática foi Brie Larson (O Quarto de Jack/Room), superando o favoritismo de Cate Blanchett (Carol). O consagrado ator brasileiro Wagner Moura (Narcos) não conseguiu vencer Jon Hamm (Mad Men) na categoria de melhor ator de série dramática para a TV.






O húngaro Filho de Saul (Son of Saul) confirmou ser o melhor filme estrangeiro lançado em 2015, tendo na direção o novato e promissor Lászlo Nemes. O nacional “Que horas ela volta?” já estava fora da seleção final da competição, assim como também não estará dentre os concorrentes ao Oscar.




Como esperado, Divertida Mente (Inside Out), produção da Pixar e Disney, ganhou o prêmio de melhor animação da noite.




Por outro lado, a melhor série dramática para a TV ficou com Mr. Robot, em cuja categoria concorriam “Game of Thrones”, “Outlander”, “Narcos” e “Empire”.



A lista completa dos vencedores pode ser encontrada no Google.

O filme "Perdido em Marte" está em pré-venda no Brasil em blu-ray (3D+2D) e DVD, com previsão de entrega a partir de 28/01/2016. "Divertida Mente" já se encontra nas lojas nacionais em blu-ray (3D e 2D) e DVD. A sétima temporada (parte 2) da série "Mad Men" estará disponível em 04/02/2016 apenas em DVD.






Agora, que tal conferir os trailers de alguns vencedores do prêmio, em HD com legenda em português? Os links são os seguintes:









Mad Men (7ª temporada, parte 2, sem legenda):
https://www.youtube.com/watch?v=3JUqwwjgLAY



Fontes das informações: www.uol.com.br e www.imdb.com.

Para encontrar os demais posts relativos a premiações e festivais de cinema, saber mais sobre os filmes ou para conferir se um determinado filme já está disponível em blu-ray ou DVD, basta clicar sobre o marcador correspondente, logo abaixo desta dica, ou utilizar o buscador disponível na parte superior do blog à esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário