sábado, 16 de janeiro de 2016

Human: o céu desceu à Terra!



Uma obra-prima universal e humanista que está causando um frisson mundial


No início deste mês de janeiro, ao preparar uma atualização de um dos posts com sugestões de lojas virtuais estrangeiras de blu-rays, DVDs e CDs de trilhas sonoras, fui surpreendido pela existência deste extraordinário documentário. Foi um choque! Um deslumbramento indescritível! Eu simplesmente estava diante de um fenômeno: a produção não teve o mesmo orçamento de “Star Wars”, os “atores” não são badalados como os de “Vingadores” e nem mesmo os cinemas* o divulgaram na sua programação, mas o fenômeno permanecia ali, numa espécie de hipnose áudio-visual.

Estou falando de Human, filme de aproximadamente 263 minutos (4 horas e 23 minutos), dividido em três partes de tamanho semelhante, para facilitar a distribuição oficial e gratuita pelo Youtube**, em parceria com o Google. O consagrado fotógrafo e documentarista francês Yann Arthus-Bertrand, um veterano de quase 70 anos, é o responsável por essa obra de rara beleza e profunda reflexão.




Durante 3 anos, a equipe colheu depoimentos de mais de 2.000 homens e mulheres de 60 países ao redor do mundo. O documentário é o resultado dessa maratona de viagens por lugares muitas vezes jamais filmados ou visitados pelo grande público: pessoas da vida real e sem script declaram para a câmara (nós mesmos) um pouco da percepção do que seja um ser humano, intercaladas por impactantes imagens de paisagens estonteantes e aglomerações em situações de grande esforço, sofrimento ou êxtase e, ao mesmo tempo, gratificante poesia. Um balé de cores e formas.







Um dos depoimentos mais contundentes e lúcidos vem do ex-presidente uruguaio José Mujica, sobre a acumulação desenfreada de riqueza e a supervalorização das coisas, em detrimento do aproveitamento do tempo de vida que temos. Em outro, de semelhante força, uma mulher questiona se não está passando por essa vida de forma anônima, sem nenhuma realização relevante, sem nenhuma marca ou contribuição.










A trilha sonora original foi assinada pelo compositor israelense Armand Amar e permeia todo o filme, em total harmonia com as imagens. É uma verdadeira preciosidade, uma obra de arte de valor inestimável, que funciona perfeitamente também em separado das imagens. A propósito, o CD se encontra disponível em lojas estrangeiras, especialmente da França e EUA, sendo possível a audição legal e gratuita de trechos no site da Amazon francesa (clique aqui).  Tanto as músicas instrumentais quanto as canções étnicas estão no disco. O compositor também é responsável pelas trilhas dos filmes O Concerto (The Concert, 2009), Amém (Amen, 2002), A Culpa é do Fidel (Blame It on Fidel, 2006), A Fonte das Mulheres (La Source des Femmes, 2011) e Um Herói do Nosso Tempo (Va, Vis et Deviens, 2005), dentre dezenas de outros.






O projeto se tornou realidade por conta de uma cooperação entre a Bettencourt Schueller Foundation e a GoodPlanet Foundation e, devido ao seu cunho social e humanitário, chegou a ser exibido em sessão da ONU. O diretor tem credencial para tão alta honra: fazem parte do seu currículo os famosos e elogiados documentários Home – Nosso Planeta, Nossa Casa (Home, 2009) e Planeta Água (Planet Ocean, 2012), o primeiro deles disponível em DVD no Brasil e o segundo, tanto em blu-ray como em DVD.
















Assistir ao documentário remete-nos à famosa e premiada trilogia Qatsi, dirigida pelo cineasta Godfrey Reggio, com trilha sonora do lendário Philip Glass e formada por Koyaanisqatsi – Uma Vida Fora de Equilíbrio (Koyaanisqatsi: Life Out of Balance, 1982), Powaqqatsi – A Vida em Transformação (Powaqqatsi: Life in Transformation, 1988) e Naqoyqatsi (Naqoyqatsi: Life as War, 2002). Uma das diferenças, entretanto, é que a trilogia não contém depoimentos, diálogos ou narração, apenas um mosaico de imagens e sons instrumentais.

Uma experiência comum a ambas as obras (Human e trilogia Qatsi) é que as imagens e sons, escolhidos de forma cuidadosa, permanecem insistentemente na memória, levando-nos à reflexão e, ao mesmo tempo, ao movimento, à mudança, ao engajamento...

Uma ótima notícia é que Human está disponível em blu-ray e DVD na França, embora em versão reduzida (130min) e com legenda apenas em inglês e francês.








* exceto os da França

** “Home” está disponível no Youtube, em HD com legenda em português e outras línguas, por meio dos seguintes links: https://www.youtube.com/watch?v=TnGEclg2hjg (parte 1), https://www.youtube.com/watch?v=ZJ3cImzjNps (parte 2) e https://www.youtube.com/watch?v=RVWwGak3nQY (parte 3).




Para encontrar os demais posts sobre lançamentos em blu-ray ou DVD ou temas afins, basta clicar sobre o marcador correspondente, logo abaixo desta dica, ou utilizar o buscador disponível na parte superior do blog à esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário